24 de jan. de 2011

Santana do Livramento - Rivera - A Fronteira Amiga

Santana do Livramento Talvez a maior cidade Gaúcha a fazer fronteira com o Uruguai divididas pela mesma avenida, pelo pouco tempo que eu passei pelas as cidades Santana- Rivera o que eu achei curioso foi o tipo de comercio das duas cidades do nosso lado apesar da cidade ser mais bem cuidada e organizada as lojas que mais se encontram são farmácias e super mercados e lá do outro lado em Rivera a cidade um pouco mais desorganizada, porem as lojas são mais luxuosas com o comercio voltado principalmente para bebidas, roupas de marca, perfumes, óculos... a curiosidade é que os brasileiros vão para Rivera, para abastecer o guarda roupas e eles vem para cá em Santana, para abastecer a dispensa e principalmente comprar remédios que dizem eles ser muito mais barato aqui no Brasil. ops. e nós vivemos reclamando que os remédios aqui são caros, ainda bem que eu não precisei comprar nem aspirina no Uruguai.
Voltando ao que interessa o relato da viagem, apesar da minha intenção ser passar pela fronteira e continuar até a fronteira com a argentina que fica a menos de duzentos km daqui, no entanto resolvi descansar um pouco mais por aqui até porque daqui para frente o território seria gringo e eu já estava na estrada a quatro dias, aproveitei para conhecer a cidade, ligar para casa e me preparar para sair cedo e foi o que fiz.
As seis da manha já estava com tudo pronto só esperando o restaurante do hotel abrir para tomar café e por falar em hotel por preguiça de procurar outro fiquei no hotel jandaia muito bom, porem não é bem esse tipo de hotel que os aventureiros preferem. apesar de saber que aventureiros também gostam de conforto e lençol macio e cheiroso, quem não gosta,né?
Antes de sair já tinha ido até o posto abastecido, calibrado os pneus conferi os alforges,os tensores, a corrente apesar de muita chuva no dia anterior estava bem lubrificada tudo pronto. só atravessar a avenida e já estava no Uruguai a dica aqui para quem vem de moto ou carro e vai continuar a viagem pelo Uruguai é não esquecer de passar na aduana para dar entrada no país, que aqui ao contrario de outras fronteiras a aduana migraciones fica no centro da cidade próximo ao estádio e não na estrada como de costume.La na aduana tudo muito rapido porem quando apresentei meus documentos ele me informou que teria que pagar uma pequena multa no banco, puts pagar multa porque? ele me falou que constava lá no cadastro deles que eu já hávia entrado no Uruguai outra época e não teria dado saida na fronteira, foi quando me lembrei que da outra vez que tinha ido ao Chile tinha entrado pelo chui e saído de buckbus em colonia e na verdade como sai de navio pelo rio la prata nem me lembrava se realmente tinha dado saída la em colonia del sacramento...Moral da historia, detesto pagar propina principalmente em outro pais,mas como ele mesmo deu a letra insinuando que dez Reais já deixava o dia dele feliz, isso mesmo Dez Reais preferiu reais e não pesos uruguaios,não pensei duas vezes, mas cheguei a imaginar que teria que esperar banco abrir ou pagar muito mais para ele fingir que não me viu, dei logo os dez reais e fiquei torcendo que ele realmente desse baixa lá para que eu não tivesse imprevistos ao sair pela fronteira de concepcion del Uruguay...( no caminho fiquei pensando acho que esse cara me deu o maior caô, será que ele não se aproveitou da minha pressa e aplicou essa em cima de mim? se foi nunca vou saber, pelo menos ele foi bem cortes principalmente depois de receber os dez reais e me deu até um mapa do Uruguai, pior ainda é que eu com aquela puta pressa e ele falando que estava chateado porque o Corinthians havia se recusado a tranferir o jogo pela libertadores de Montevideu para Rivera...aja assunto. papo vai e a estrada me esperando eu louco para matar as saudades daquelas curvas que me levariam até a fronteira, apesar do meus dez reais e também do tempo precioso valeu a pena ter conhecido um sujeito tão bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário