12 de mar. de 2011

Bariloche - Buenos Aires

Todas as vezes que volto a Buenos Aires, faço questão de passar pelo terminal de trem de Retiro.  As imagens tristes que trago dali ainda me marcam até hoje, esteja eu onde estiver.O ano era 1982 coincidentemente como agora, também era um mês de Abril, estávamos todos ali para nos despedirmos do nosso recente amigo Oswald que tinha sido recrutado para lutar na guerra das Malvinas. Talvez tenha sido um dos dias mais tristes que eu tenha passado, estavam partindo de trem para Bahia blanca os soldados que dariam suas vidas pela a pátria. E a lembrança que não me sai da memoria é a dos trens que partiam carregados de tanques, canhões,todo tipo de armas e  soldados. Falando assim parece simples, mas ver aquela multidão de mães, pais, irmão, tios, amigos, todos, aos prantos se despedindo daqueles que para muitos seria a ultima despedida era impossível também não chorar,é como se o choro fosse um contagio em todos os rostos, independente se tinham ou não parentes partindo para guerra, choravamos  como se fossemos todos irmãos.Aquela sensação de ter vivido numa Argentina em guerra marcou muito minha vida, Percebi que tristeza ,alegria e todos os outros sentimentos não tem fronteiras, sinto um aperto no coração, quando Brasileiros se sentem bem e dizem felizes que o Brasil é um país de paz porque não há guerras por aqui. Quer dizer que esta tudo bem se for eles que tiverem que mandar os filhos para guerra?
 Desembarquei em Retiro, dezoito horas depois que embarquei em Bariloche . Apesar da chuva fina preferi não pegar táxi, em poucos minutos estava na avenida De Mayo, me hospedei no hotel Novel ao lado do café Tortoni e próximo de tudo que teria que resolver naquela semana.
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário