3 de jan. de 2013

Por Todos os Caminhos da Estrada Real - Caminho dos Diamantes

Um Pouquinho de historia

O primeiro diamante, no Brasil, foi encontrado em 1714, num garimpo de ouro denominado de São Pedro, córrego do Machado ou Pinheiro, próximo a Diamantina-MG. A partir de Diamantina, novas e importantes descobertas irradiaram-se para diversos distritos do país; para norte, na Chapada Diamantina (Bahia); para sul, nas regiões de Coromandel e Alto Paranaíba (Minas Gerais e Goiás) e para oeste nas regiões de Poxoreu e Alto Paraguai, no Mato Grosso. Todas as regiões produtoras de diamantes no Brasil, inclusive as de descobertas mais recentes (por exemplo Juína, MT), guardam até hoje um ponto comum: todos os depósitos são secundários, restritos a aluviões, coluviões, terraços, geologicamente antigos ou recentes. Não há registro de produção de diamantes no Brasil, até hoje, oriundos de depósitos primários (kimberlitos, latu sensu). A partir das descobertas de Diamantina, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar como produtor mundial de diamantes, desbancando a Índia, posição que manteve por cerca de 150 anos. Estima-se que neste período tenham sido produzidos cerca de 13 milhões de quilates de diamantes de qualidade, isto é equivalente a duas toneladas métricas de gemas . 

Fonte: http://www.leonardobrum.com.br/brasil.html


Trecho: Ouro Preto - Bento Rodrigues

Eu havia acabado de terminar o caminho Velho e minha intenção era passar a noite em Ouro Preto, só que devido a um evento musical os hoteis e pousadas da cidade estavam lotados. E como passava pouco das três da tarde resolvi iniciar o caminho dos Diamantes naquela tarde mesmo.

Tentei encontrar algum Marco da ER no centro da cidade, porem ninguem soube me informar se havia um, fui no centro de apoio ao turista e nem ali souberam me informar e para não sair de mãos abanado ganhei um mapa da ER que acabou sendo essencial no restante da Viagem. Como não encontrei um Marco zero conclui que no Museu da Inconfidência seria uma ótima largada para o caminho dos Diamantes.

Igreja de São Francisco de Paula - Já a caminho de Mariana olho pro alto da colina
 e sem descer da Moto tiro a ultima foto de Ouro Preto.

Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, Mariana-MG.
Eu fico pirado com a riqueza, com o tamanho e com a quantidade de igrejas,
 Não é possivel que naquela epoca havia tantos fieis assim.
 Tiro por exemplo essas duas joias uma ao lado da outra.
Bar e pousada da Sandra unico ponto de apoio em Bento Rodrigues:

Dormi pouco e me pareceu uma eternidade, Em todos os lugares os galos cantam de madrugada os daqui fazem hora extras antes das duas dão inicio ao que chamo de coral da madrugada, mal sabiam eles que não me incomodavam eu estava adorando. Há muitos anos eu não era despertado pelo canto dos galos.
Trecho: Bento Rodrigues - Santa Barbara

Nesse trecho a Serra do Espinhaço " Unica Cordilheira Brasileira" começa a me demonstrar todo seu esplendor. Toda hora eu tinha que me lembrar que a ER era minha unica meta naquela viagem, não posso dizer que me arrependo de ter passado por ali tão rapidamente, mas por dentro eu já me prometia eu tenho que voltar nesse lugar e quando for, sera com o tempo que o lugar merece.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré - Santa Rita Durão 

A neblina daquele dia que estava acabando de nascer, aumentava ainda mais toda emoção que um Motociclista solo pode sentir ao passar por caminhos tão surpreendentes.

SANTA BÁRBARA/MG - Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua - Marco da ER aos pés da Arvore.

Caçar os Marcos centrais nas cidades era uma fixação minha. Me aborrece perceber que muitos moradores da cidade desconhecem o motivo dos Marcos, inclusive alguns sequer tinham percebido a presença deles, Um exemplo foi esse em 
Santa Barbara que um morador surpreso, comentou comigo que sempre passou pela praça e nunca tinha percebido o Marco. Contente em ter despertado a curiosidade nele, segui meu caminho.

Trecho: Barão de Cocais - Morro do Pilar



Alguém percebe onde esta o Marco?
Minha dica para quem como eu, navega sem GPS é prestar muita atenção aos Marcos nesse trecho longo dentro do reflorestamento de eucalipto, por sorte fui alertado por um fazendeiro da região para tomar cuidado que era fácil se perder dentro do calipal, não me perdi mas pude comprovar a dificuldade. 
Para que tantos eucaliptos? Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_dos_Cocais : A vegetação nativa pertence ao domínio florestal Atlântico (Mata Atlântica), porém há alguns trechos que foram desmatados e se transformaram em cerrado ou que deram lugar à monocultura de reflorestamento com eucalipto, que tem como finalidades a produção de matéria-prima para a fábrica de celulose da Celulose Nipo-Brasileira S/A (Cenibra) e a produção de carvão vegetal para as siderúrgicas locais, como a Usiminas e a Aperam South America.


Igreja Matriz de Nossa Srª da Conceiçao. Ipoema (MG) 





Trecho: Serra do Cipó



Os amantes das estradas de terra como eu, vão ficar tristes com essa noticia, estão asfaltando a ER num dos trechos mais bonitos, na Serra do Cipó,
entre Morro do Pilar e Conceição do Mato Adentro varios trechos já estão asfaltados. Quem ainda quiser conhecer o barro ou o poeirão da ER vá logo.

apesar que, asfaltada ela também é linda


Trecho:Conceição do Mato Dentro - Serro



ALVORADA DE MINAS - IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO 

No alto a igreja de Santa Rita - Serro - MG

Trecho: Serro - Milho Verde
Pego de surpresa, não imaginava que fosse pegar o melhor asfalto da viagem justo nesse trecho, proximo da nascente do Jequitinhonha.





Trecho: Milho Verde

Milho Verde meu pequeno paraíso na Estrada Real.
Unica cidade que conheço em que as ruas são de grama verdinha.
A mais bela capela do Rosário de todo caminho.
A mais bela Paisagem que a majestosa Serra do espinhaço pode oferecer.
Quem me dera aqui nascer, viver ou até mesmo morrer.

Não tive tempo de ver, mas soube que ainda hoje as lavadeiras lavam roupas na fonte.

Nascentes e vertentes do Jequitinhonha



Pousada do Seu Morais

Seu Morais homem simples criado na roça. Hoje alem contador de causos, mantem a mais 30 anos a acolhedora pousada.
Me contou que também veio aos 19 anos morar em São Paulo, eu indignado perguntei assim, como pode alguém largar o paraíso pra morar em são paulo?
Numa respostar curta e direta disse assim, Ilusão de gente nova!!
A beira de um fogão lenha ouvi muitos causos do seu morais, um deles era sobre a cachaça que eu estava tomando, me contou que colhe a cana da roça dele e divide com o dono do engenho meio a meio na produção da mais deliciosa cachaça que já tomei.







São Gonçalo do Rio das Pedras

Um dos lugares mais magicos da Estrada Real, poucos que ainda guardam quase que intactas a arquitetura colonial, modos e costumes da época aurea da ER.
Uma pena que a pressa não me permitir ficar mais por ali.

Capela no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras no alto Jequitinhonha


Uma sequencia de fotos de um cotidiano que nunca tinha tido o prazer de presenciar e até pensei que não existissem mais.





Não me contive, parei desci até a beira do fervedouro, modo que eles chamam o riacho, Conheci de perto a Maria, que ainda hoje mantem o costume de lavar roupas a beira do riacho, Fiquei impressionado com alvura dos lençóis batidos nas pedras e enxaguado em águas cristalinas. Cotidiano que pagou o meu dia!!


Trecho: Diamantina







Casa Grande Abandonada

A solidão do lugar me remete a uma instintiva prece
Aos antigos elevo meus pensamentos e se eles no auge
da minha contemplação, puderem ouvir, saberão que é de
felicidade a minha breve oração.






Trecho: Diamantina - Marco Zero

Cheguei em Diamantina Por volta das duas e antes de procurar algum lugar pra ficar resolvi procurar o Marco Zero da ER. 





Bem ali na minha frente estava meu objeto de desejo, O Marco Zero da Estrada Real em Diamantina, num lugar de destaque a frente da charmosa pousada do Garimpo.



Trecho: Diamantina - Biribiri

Seguindo sugestão do Geraldinho, morador de Diamantina que conheci no final do caminho dos Diamantes, resolvi ir me hospedar num dos casarões do PE Biribiri. http://www.serradoespinhaco.com.br/biribiri.
Depois de tanta recomendação rumei para lá sem pensar duas vezes... Lugar lindo, como vocês puderam ler no link acima, porem todas as casas estavam ocupadas, resolvi comemorar o final do caminho dos diamantes e depois eu penso onde vou me hospedar.




Enxugar algumas dessas garrafas era mais que merecido para comemorar o termino do caminhos dos diamantes da ER

Nenhum comentário:

Postar um comentário