3 de jan. de 2013

Por Todos os Caminhos da Estrada Real - Caminho do sabarabuçu


Hospitalidade mineira


Com o caminho Velho concluído e agora também o caminho dos Diamantes, voltei os 
pensamentos ao Caminho do Sabarabuçu e já resolvido que não ficaria aquela noite em diamantina, liguei a Moto e agora pelo asfalto vou descendo para Cocais, novamente fui deixando para trás Diamantina, Serro,Conceição do Mato Dentro e consegui descer toda Serra do Cipo antes de anoitecer, Só não pude aproveitar melhor a serra por causa da preocupação com combustivel, me esqueci que no asfalto o consumo da Lander não é mesmo e por sorte logo que desci a serra num lugarejo que não me recordo o nome consegui comprar cinco litros de gasolina de um morador do local a R$3.90 o lt, satisfeitissimo pagaria a até dez reais o litro afinal o posto mais proximo estava a 40km a frente se eu tivesse insistido a pane seca seria inevitavel, Já a noite rodei os quarenta km até o posto, abasteci, e ali fiquei sabendo que não havia hotel ou pousada no lugar, por sorte o frentista me deu a dica que se eu voltasse cinco km conseguiria pouso na casa do Osvaldo. Passava das oito da noite quando consegui encontrar a casa e só relaxei quando soube que ele me receberia em sua casa, R$ 20,00 é o que ele me cobraria pelo quarto e pela janta, cansado porem com sorte, cama, mesa, e não é que tinha cachaça e cerveja gelada também, me senti no paraíso.


Osvaldo , esposa e cunhado me recebendo em casa e enquanto a janta não ficava pronta,
Muita prosa regada a cachaça e cerveja.

Pela manhã enfrente a casa do Osvaldo, unico ponto de apoio da região,
 muita sorte minha, Obrigado Osvaldo.
Poaca

Acho que escolhi a época certa para fazer a ER, apesar do calor e do poeirão se barro fosse com certeza não teria concluído um caminho se quer.

Ao longo da ER varias poacas como essa, fico imaginando uma chuvinha nisso,
sera que dava pra mim?




Trecho: iniciando em Cocais

Aqui em Cocais o caminho dos Diamantes e caminho do Sabarabuçu pode confundir em alguns trechos eles estão paralelos, por sorte encontrei o seu Augusto, fazendeiro da região que desmarcou uma consulta ao medico somente para me acompanhar até o primeiro Marco do caminho de Sabarabuçu que fica justamente dentro da fazenda dele. " Não pude deixar de perceber o ar de orgulho do seu Augusto em ter em sua terras umMarco da ER. quem não teria este orgulho?"

Casa do extinto conselho distrital de Cocais

Matriz de Cocais




Com GPS deve ser facil, porem sem ele, em alguns trechos a unica forma de navegação é pelo os Marcos. 
Um belo ex. se não houvesse o Marco, por onde é que eu iria?


Trecho: Caeté - Sabará


Paisagem e as construções da linha férrea
fizeram desse trecho um dos mais prazerosos


Em João Antonio Conheci o Bar do Corinthians -
Parada obrigatoria para quem faz a
 ER nesse trecho 

Tive o previlegio de conhecer meu Xara " Wanderley" Morou muitos anos em São Paulo, Separou da esposa, retornou a caeté montou esse bar, casou novamente, comprou casa, carro, sitio tudo com o que ganha com o bar....apesar de Corinthiano fanatico disse que pra São Paulo não volta mais.

Morro Vermelho - palco da primeira guerra civil do Brasil, me pareceu o lugar mais pacato e bucólico no Caminho do Sabarabuçu, onde está a 1º igreja de alvenaria do Brasil 

Tive a sorte de fotografar o cotidiano de uma familia da região





Igreja do Rosário - Sabará - MG

Trecho: Rio Acima - Acuruí







O nome Rio das Velhas já carrega consigo uma lenda. A tradição popular diz que o bandeirante paulista Bartolomeu Bueno, ao se aproximar do rio, deparou-se com três velhas índias acocoradas em suas margens nas proximidades de Sabará.Fonte:http://tremdahistoria.blogspot.com.b...as-gerais.html


Trecho: Acuruí - Glaura


Igreja da Fazenda Santa Cecília entre Glaura e Acuruí

Matriz de Santo Antônio - Glaura  




No bar em frente a Igreja mais uma vez comemorava tomando uma bem gelada o termino de mais um caminho da Estrada Real.

Quase que em uma mesma esquina três dos principais Marcos da ER. O primeiro sinaliza o termino ou inicio do Caminho Velho, o segundo o inicio ou termino do Caminho dos Diamantes, o terceiro e mais importante talvez por ser o único Marco de madeira de todos os caminhos da ER. Numa placa cravada no Pau Brasil pode se ler :

" Caminho de Tropeiros ou Estrada Real?
Glaura ou Casa Branca?
Mineiridade ou Simplicidade?
Glaura é tudo isso...
Descubra"






Trecho: Final

É em Ouro Preto que todos os caminhos da ER se encontram, e para comemorar mais um caminho concluído decidi que passaria a noite em "Cachoeira do Campo conhecida como refugio da historia" 

Cachoeira não é apenas o maior distrito de Ouro Preto. Seu passado de glória e acontecimentos importantes o colocam definitivamente no cenário histórico de Minas Gerais. A maior parte de seu acervo arquitetônico já não existe mais, mesmo assim imponentes ruínas e construções remanescentes resistem ao tempo, denunciando a majestade de outrora. Fonte:http://www.ouropreto.org.br/port/cachoeiracampo.asp


Ao fundo da pousada da dona Dirce a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
Dona Dirce 83 anos de pura historia de Cachoeira do Campo,
 cuida dos hospedes como se cuidasse de filhos.






Aqui dei por encerrado o caminho do Sabarabuçu, que venha agora o ultimo,
 o Caminho Novo.

2 comentários:

  1. Bom dia, Saulo, mto bem escrito seu blog parabéns.
    Estou me planejando pra fazer o Caminho de Sabarabucu, pelo que vi vc fez todo o caminho em 1 dia, é isso mesmo? Quantas horas mais ou menos você acha que dá pra fazer?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Saulo, mto bem escrito seu blog parabéns.
    Estou me planejando pra fazer o Caminho de Sabarabucu, pelo que vi vc fez todo o caminho em 1 dia, é isso mesmo? Quantas horas mais ou menos você acha que dá pra fazer?
    Abraço!

    ResponderExcluir