12 de fev. de 2011

Muito frio em La Angostura

Ontem a tarde enquanto abastecia a moto, percebendo que eu não era dali e sem que eu dissesse nada um motociclista parou ao meu lado, tirou um cartão do bolso e falou, vá amanha a San Martin de los Andes e esperimente a melhor parrilla da Argentina. Não estava em meus planos porque a minha intenção era sair cedo e ir directo para o Chile afinal  estava a poucos km da  fronteira e Puerto Mont  me esperava. mas quando amanheceu o dia resolvi ficar por  mais um dia ali na villa .Como eu acordei muito cedo, fui caminhar  pelas ruas da Villa e percebi, que, por aqui os costumes são outros. por causa do frio,á cidade só desperta depois das dez da manha. e por falar em frio aquela manha apesar do dia estar limpo fazia um frio de congelar gaúcho. voltei para o quentinho da pousada e fiquei esperando pela hora do café que por minha vontade seria servido as sete e não as nove como era o costume dali. eu estava impaciente pois parece que era só eu que estava acordado aquela hora e olha que já era quase oito da manha e da minha janela não via ninguém na rua e na pousada um silencio que era quebrado somente pelo ranger do assoalho que por mais que eu  não quisesse não conseguia disfarçar o barulho que minhas botas faziam naquele assoalho, cheguei a forrar o chão com tolhas, mas não adiantou muito. depois de tanto vai e vem meu, dentro do quarto, arrumando minhas coisas, deu a hora do café. fui para o restaurante e la estava o Rómulo arrumando as mesas e surpreso por eu ser o primeiro a estar ali tão cedo para tomar café. pareceu me que ninguém acorda antes das dez e ele mesmo que surpreso, me serviu uma deliciosa xícara de café torradas e geleias, afinal ainda não havia chegado os pães , falei pra ele que eu tinha acordado cedo para conhecer melhor a Villa e também iria conhecer " el camino del siete lagos" por isso a minha pressa pois queria fazer tudo naquele dia, já que amanha domingo eu iria para o Chile.ele pediu me para que tomasse cuidado, porque naquela madrugada havia caído a primeira geada do ano e que as estradas poderiam estar congeladas e lisas. agradeci o cuidado dele e fui buscar a moto que estava nos fundos da pousada, levei ela até a rua sem liga-la para não acordar os hospedes que ainda sonhavam...cheguei a pensar que a moto não pegaria porque ela passou a noite todo num frio de congelar a alma, mas ela pegou na  primeira. boa menina ...enquanto a cidade dormia fui para o deque da bahia brava, andei pelo centro e rumei para Ruta 234,"a ruta que me levaria a San Martin de los andes onde eu iria esperimentar a melhor parrilla argentina, isso segundo ao motociclista do posto" que para minha surpresa o caminho era cinquenta quilómetros de asfalto e setenta de ripio, surpresa porque pensei que essa ruta fosse toda asfaltada e não esperava que esse fosse meu primeiro ripio na patagónia, no inicio do ripio fiquei meio apreensivo, mas rápido eu peguei o gosto pelas as pedras redondas imaginei comigo se a Carretera austral for assim vai ser fácil. mais que eu imaginava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário